Valência de Alcántara está a apenas sete quilómetros da fronteira com Portugal e quase a uma centena de Cáceres. A vila está localizada numa área com um microclima especial, que favorece uma florestação de carvalhos e castanheiros, além das árvores típicas desta terra, sobreiros e azinheiras. Em termos de fauna, muitas espécies que habitam esta região estão protegidas. Por essas razões foi criado recentemente o Parque Internacional do Tejo, em cujo coração está Valência de Alcántara.

Se o cenário é incomparável, há ainda um outro detalhe que o torna único: as antas. É uma das áreas com maior concentração de megalítico em toda a península. Recentemente também tem sido alvo de uma difícil tarefa de restauro e de sinalização para que qualquer visitante os possa encontrar do mesmo modo que eram há milhares de anos atrás. Presentemente há 55 antas, a maioria de granito. Infelizmente, alguns monumentos desapareceram por negligência ou ignorância, pois foram muitos os “caçadores de tesouros” que os destruíram, acreditando ali haver muita riqueza escondida.

A paisagem ao redor de Valência de Alcántara tem uma variedade de aldeias e distritos como Las Lanchuelas, El Pino, Las Casiñas, La Fontañera, Jola, San Pedro de los Majarretes, Aceña de la Borrega ou Alcorneo. No entanto, não devemos esquecer a importância de Valência de Alcántara,  riquíssima em história e em acontecimentos notáveis ao longo dos anos. Um dos acontecimentos mais significativos foi, talvez, o casamento de D. Manuel, el-Rei português, com a  princesa espanhola Isabella, filha dos Reis Católicos Fernando e Isabel, em 1497. Todos os anos Valência de Alcántara comemora o Casamento Régio, com uma festa de grande interesse turístico e cultural, em homenagem a este importante evento.

As ruas em si também contam histórias. O visitante pode perder-se nas ruas estreitas do bairro judeu-gótico até o castelo, e admirar deste local as belas paisagens, visitando duas igrejas e até mesmo uma sinagoga. O visitante não pode deixar de provar os produtos típicos locais. Um bom pedaço de queijo ou de presunto irão certamente ajudá-lo a recuperar forças para a viagem.