Além dos passeios relaxantes, organizamos também actividades de Hipoterapia para pessoas com déficites cognitivos e físicos, síndroma de Down, autismo, problemas de equilíbrio, ou de desenvolvimento psico-motor.

 

O que é a hipoterapia?
A hipoterapia é a utilização do cavalo para realização de actividades terapêuticas em pessoas com diversas problemáticas. Tem por objectivo ajudar a desenvolver capacidades físicas e psicológicas, através da relação com o cavalo. Esta prática proporciona uma melhor integração na sociedade e uma melhor qualidade de vida.

Os movimentos feitos pelo cavalo ao andar imprimem movimentos tridimensionais, que actuam sobre o cavaleiro produzindo efeitos benéficos na evolução ou desenvolvimento de capacidades. Os impulsos transmitidos pelo cavalo repercutem-se no cavaleiro e levam a melhorias a nível neuro-muscular.

Os benefícios da Equitação Terapêutica reportam-se a 460 AC. Espalhou-se pela Europa, desde 1960, e nos Estados Unidos evoluiu através dos centros da NARHA (North American Riding for the Handicapped Association) e mais recentemente com a AHA (American Hippotherapy Association).

in: http://psicopedagogia-curativa.blogspot.pt